Em 04/09/2024, o Plenário do Senado aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 3.027/2024, que institui o Programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (PHBC).

O PHBC possui o propósito de promover o avanço do hidrogênio de baixa emissão de carbono e do hidrogênio renovável, bem como apoiar as iniciativas de transição energética, através de:

  1. Desenvolvimento do hidrogênio de baixa emissão de carbono e o hidrogênio renovável;
  2. Suporte às ações em prol da transição energética;
  3. Determinação de metas objetivas para o desenvolvimento do mercado interno de hidrogênio de baixa emissão de carbono;
  4. Aplicação de incentivos para descarbonização com o uso de hidrogênio de baixa emissão de carbono nos setores industriais de difícil descarbonização, como o de fertilizantes, o siderúrgico, o cimenteiro, o químico e o petroquímico; e
  5. Promoção do uso do hidrogênio de baixa emissão de carbono no transporte pesado.

Como ponto de destaque, o Programa deve conceder crédito de CSLL na comercialização do hidrogênio de baixa emissão de carbono e seus derivados produzidos em território nacional, limitados ao período de 2028 e 2032, com valores entre 1,7 bilhão de reais e 5 bilhões de reais.

Os créditos em referência poderão corresponder a até 100% da diferença entre o preço estimado do hidrogênio de baixa emissão de carbono e o preço estimado dos bens substitutos.

Todavia, para que os projetos de produção sejam elegíveis à concessão do crédito, devem atender a critérios como contribuir para o desenvolvimento regional, para as medidas de mitigação e adaptação à mudança climática, estimular o desenvolvimento e a difusão tecnológica ou contribuir para a diversificação do parque industrial brasileiro.

Atualmente, o texto segue para sanção presidencial.