Por Adriana Fonseca
Cerca de um mês atrás, a equipe de marketing da SAP em São Paulo assistiu ao curso "Como tornar o mundo um lugar melhor", ministrado pela The School of Life. O evento fez parte do "Development Day", data dedicada ao desenvolvimento pessoal dos funcionários.
Ricardo Kazuo, diretor de marketing da SAP, explica que os colaboradores do departamento assistiram, ao longo de boa parte do dia, a sessões on-line e presenciais sobre as estratégias da companhia para o marketing e novas competências do profissional da área. "Queríamos incluir, pela primeira vez, algo que levasse mais inspiração à equipe", diz o executivo.
A escolha do tema do curso ministrado pela escola não foi aleatória. "A empresa tem, como visão global, criar um mundo melhor, mas quando isso chega no nível do indivíduo fica meio etéreo. Então, quisemos provocar essa conexão de propósitos, para que cada indivíduo enxergue a sua responsabilidade para tornar o seu meio um local melhor, desde sua célula de trabalho, seu departamento, sua subsidiária até seu núcleo familiar e sua comunidade", diz Kazuo.
No Brasil desde 2013, a inglesa The School of Life nasceu como uma escola para adultos com conteúdo que não se aprende na faculdade. O objetivo é ajudar o aluno a manter conversas melhores, alcançar o máximo do potencial individual e ser mais confiante. "Nossa metodologia desenvolve a inteligência emocional por meio da cultura, da filosofia e das artes", diz Diana Gabanyi, sócia-fundadora da The School of Life. "Usamos o que pensadores e filósofos disseram há milhares de anos e trazemos isso para o mundo atual."
As aulas da escola provocam os alunos com perguntas e, muitas vezes, eles saem dali com mais questionamentos que respostas. O público, em sua maioria, tem entre 32 e 50 anos. Há desde senhoras mais velhas, que fazem o curso "Como aproveitar seu tempo", até executivas, que buscam com frequência o programa "Como equilibrar trabalho e vida pessoal", e executivos do mercado financeiro, cansados da atual profissão, e que buscam o início de uma nova carreira. Para eles tem muita saída o programa "Como encontrar o trabalho que você ame".
Hoje, a The School of Life tem 20 cursos em seu portfólio, ministrados no Rio, em São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte.
Com proposta semelhante à da SAP, a PwC oferece a seus diretores e sócios palestras da Casa do Saber na sede da consultoria, em São Paulo, a cada quinze dias. Os encontros, que acontecem desde março de 2014, não discutem temas ligados diretamente ao negócio. São aulas sobre filosofia, artes, música e literatura.
A proposta é levar reflexão aos profissionais e ajudar para que se desenvolvam de forma mais ampla. "Até porque, tecnicamente, esses executivos já são referência no que fazem", afirma Marcelo Sartori, diretor de RH da PwC.
Na opinião dele, ao ter uma visão mais ampla da vida, os líderes se desenvolvem de forma holística. "Ao ajudar nossos profissionais a se desenvolver como seres humanos, fazemos com que eles criem relacionamentos melhores, o que os faz atuar de forma mais efetiva no trabalho", afirma Sartori.
No escritório de advocacia Machado Meyer a parceria com a Casa do Saber é mais antiga. Há nove anos seus funcionários têm a possibilidade de participar dos cursos da instituição. "Acreditamos que essas discussões enriquecem e promovem ambiente para networking", diz Mauro Penteado, sócio do Machado Meyer Advogados.
Na Casa do Saber, há 217 cursos e palestras no portfólio - a maioria voltada à cultura geral. O mercado corporativo cresce na escola e já representa 35% do faturamento. "As palestras não estão ligadas ao dia a dia do executivo diretamente, mas ele é estimulado a usar o processo criativo que vê nas aulas em seu ambiente de trabalho", afirma Mario Vitor Santos, diretor executivo da Casa do Saber.
A KPMG também oferece cursos considerados não técnicos - sobre golfe, fotografia, vinho e churrasco - para a sua equipe. O objetivo, segundo Cris Bonini, diretora de gestão de pessoas da consultoria, é levar novos conhecimentos aos profissionais da empresa.
(Valor Econômico - 19.11.2015)
(Notícia na Íntegra)