8 de agosto de 2016

A crise econômica fez disparar os pedidos de recuperação judicial desde o começo do ano. Nos quatro primeiros meses de 2016 praticamente dobraram na comparação com o mesmo período de 2015, segundo a Serasa Experian e Boa Vista SCPC.

A Recuperação Judicial foi criada há 11 anos para ser utilizada por companhias que buscam resgatar seus negócios e reaver a saúde financeira.

A legislação estabelece uma série de dispositivos para viabilizar a continuidade da empresa, entre os quais a suspensão das ações e execuções, maior flexibilidade para o pagamento de dívidas e participação efetiva dos credores no plano de recuperação.

Participe deste Seminário InterNews, que reúne renomados especialistas em Direito Recuperacional e em gestão de empresas, para melhor avaliar o recurso à recuperação judicial. Saiba dimensionar os seus direitos, as suas exigências e o passo a passo da sua execução. Compreenda como o processo de Recuperação Judicial é ordenado pela legislação brasileira. Veja a importância de se ter um diagnóstico objetivo sobre a situação da empresa. Conheça em detalhes as formas de recuperação previstas pela lei. Analise como os créditos são >

PROGRAMA

8h00 - Credenciamento

8h30 - Como estruturar um plano de Recuperação Judicial viável

·          As formas de recuperação previstas pela Legislação

·          A negociação com credores

·          A aprovação do plano

·          Acesso ao dinheiro na atual conjuntura

·          Quando a recuperação é considerada um sucesso

Renata Oliveira

Sócia de Machado Meyer Sendacz e Opice Advogados na área de Resolução de Conflitos, Reestruturação, Compliance e Integridade Corporativa. Pós-graduada em Direito Processual Civil pela PUC-SP, com especialização em Direito Privado Norte-Americano e Fundamentos de Resolução de Confitos pela New York University e especialização em Recuperação de Crédito e Reestruturação de Dívidas pela FGV-SP. Membro do Turnaround Management Association (TMA Brasil), Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAR), ICDR Young & International, e International Bar Association (IBA). Certicada em 2012 em CCEP (Certied Compliance and Ethics Professional) pela Society of Corporate Compliance and Ethics.

9h50 - Coffee break

10h10 - A distinção dos débitos da empresa

·          A importância de se >

·          Créditos não sujeitos à Recuperação Judicial

·          Créditos com garantia real

·          Créditos trabalhistas

Thomas Felsberg

Sócio de Felsberg Advogados, atua nas áreas de recuperação de empresas/reestruturação financeira, arbitragem, Direito Administrativo, defesa da concorrência, financiamento de projetos e mercado de Capitais. É membro do Conselho Jurídico da Fiesp; membro do Conselho do International Insolvency Institute. Presidente do Conselho de Administração da Turnaround Management Association do Brasil (TMA Brasil). Filiado a diversas entidades nacionais e internacionais, dentre as quais o American College of Bankruptcy; American Bankruptcy Institute; Comitê Editorial da Annual Review of International Insolvency; International Bar Association; Inter-American Bar Association e American Society of International Law. Integra o corpo de árbitros de diversas câmaras de arbitragem e de mediação.

11h30 - A visão do Poder Judiciário

·          A responsabilidade solidária entre duas empresas do mesmo grupo

·          Eficácia da recuperação a depender da natureza dos créditos

·          Estratégias empresariais

·          Jurisprudência do TJSP

Marcelo Barbosa Sacramone

Juiz da 2ª Vara de Falência e Recuperações Judiciais de São Paulo

12h40 - Almoço

14h00 - Lacunas e omissões da Lei de Recuperação Judicial

·          Benefícios da Recuperação Judicial e etapas do processo

·          Perfil das empresas que entraram em recuperação nos últimos anos

·          Assuntos não tratados pela legislação

Joana Gomes Baptista Bontempo

Associada Sênior no Pinheiro Neto Advogados

15h20 - A Lei de Recuperação Judicial e pequenas empresas

·          Alterações na legislação e seus impactos

Sergio Emerenciano

Sócio de Emerenciano, Baggio e Associados, é pós-graduado em Direito Processual Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) e pós graduado em Direito Constitucional pela Escola Superior de Direito Constitucional de São Paulo. Atua nas áreas de direito civil, propriedade intelectual, contencioso, negociações, estratégias empresariais e recuperação de empresas. Especialista em recuperação judicial e falência.

16h30 - Coffee break

16h50 - Caminhos concretos para uma reestruturação empresarial em estado de stress econômico

·          A arquitetura econômico-financeira: construindo um diagnóstico realista

·          Preparando a reestruturação: a concepção de um roteiro estratégico-operacional viável

·          Reestruturando: gestão e credibilidade na execução

·          A fase ′′pós reestruturação′′: projetando um futuro protegido do stress econômico

Gustavo Chierighini

Sócio principal da Plataforma Brasil Investimentos, escritório membro da Aliança (Plataforma Brasil Investimentos + PBMA Advogados), com graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP e MBA pela ESPM/ITA. Atua em projetos de M&A e captação de investimentos, especializou-se em processos de reestruturação empresarial sob o enfoque econômico-operacional, e no relacionamento com investidores.

18h00 - Encerramento

(InterNews - 03.08.2016)

(Notícia na íntegra)

http://internews.jor.br/2016/04/recuperacao-judicial-estrategias-e-desafios/