Chegada a maturidade dos 30 anos, o escritório decidiu ampliar suas ações sociais. O intuito é utilizar o prestígio e tradição adquiridos ao longo desse caminho e beneficiar um número ainda maior de pessoas e de setores carentes de nossa sociedade. Desse desejo nasceu o Comitê de Projetos Sociais, formado por um grupo de sócios, advogados e estagiários empenhados em desenvolver e implantar uma política efetiva de ajuda e transformação da dura realidade social de nosso país.
O Comitê de Projetos Sociais tem como principais objetivos destacar os problemas de nossa sociedade; encontrar, desenvolver e auxiliar projetos e ações que necessitem de apoio institucional e participar ou apoiar esses projetos. Em seus primeiros meses de atuação, o Comitê procurou dedicar-se aos problemas da violência, crianças e adolescentes carentes e marginalizados. Hoje, dentre os projetos escolhidos pelo Comitê, está o Projeto Quixote, voltado para a integração de crianças e adolescentes em situação de risco e a prevenção e tratamento do uso de drogas. Outro projeto interessante, dedicado ao auxílio na educação de crianças carentes, é o da Creche Lar da Bênção Divina.
Além disso, o escritório filiou-se ao “Instituto Sou da Paz”, organização que tem como objetivo maior contribuir para a redução da violência por intermédio de ações de mobilização e promoção da cidadania, que incentivem a criação e implantação de políticas públicas de segurança. Além de proporcionar uma maior contribuição do Machado, Meyer, Sendacz e Opice para a sociedade, os projetos sociais também incentivam a solidariedade entre os integrantes do escritório e auxiliam na concretização do desejo que muitos têm de promover ações sociais e de exercer, de uma maneira mais plena, a cidadania.
Os projetos citados possibilitam que todos, ou seja, advogados, estagiários e funcionários do Machado, Meyer, Sendacz e Opice, participem, direta, pessoal ou financeiramente, na minimização dos problemas sociais, contribuindo para a melhoria da sociedade e para o crescimento do país. A idéia é, também, num futuro próximo, apresentar os projetos selecionados e apoiados pelo escritório aos seus clientes, para que estes conheçam e tenham também a oportunidade de participar dessas ações sociais.
O Comitê procura ser, dessa forma, um “órgão facilitador”, voltado a possibilitar a união de forças dos integrantes e clientes do escritório na promoção do bem comum, pois sabemos que a vontade de ajudar existe em todos. Machado, Meyer, Sendacz e Opice busca, portanto, ajudá-los a concretizar esse desejo de contribuir para a consecução de ideais por vezes esquecidos e para alterar, passo a passo, a realidade nacional.