Loot boxes. Uma loot box é uma funcionalidade cada vez mais presente nos jogos justamente por propor a melhoria e a diversificação da experiência do usuário. São as conhecidas caixas de recompensa que são distribuídas durante a participação do jogador.
As loot boxes são de vídeo games são acessíveis (i) durante o gameplay após o jogador cumprir determinadas etapas do game ou esperar determinado período; ou (ii) por meio do pagamento opcional do jogador em moeda corrente.
Por exemplo, podem ser citadas as conhecidas caixas de recompensas que o jogador acessa ao passar por determinada fase ou compra o acesso, recebe um novo item para uso no próprio jogo (cartas, moedas do próprio jogo, itens ou habilidades para usar em personagens etc.).
Esse é o conceito extraído, inclusive, de estudos do Parlamento Europeu tratam tais práticas dessa forma, a exemplo do relevante de 2020[1]. Outro exemplo neste sentido é o tratamento dado ao tema pela autoridade Belga responsável (Belgian FPS Justice Gaming Commission), em que o termo loot boxes compreende um guarda-chuva de práticas e elementos de jogos em que o jogador adquire itens de forma paga ou gratuita de uma maneira aparentemente randômica[2].
São três os principais elementos que caracterizam uma funcionalidade como loot box, independente do jogo ou do item que ela proporcione:
- Condição de elegibilidade: o jogador precisa fazer algo para que tenha acesso à loot box.
Isto pode acontecer de várias formas. A mais comum é que isto ocorra via gameplay, com a ultrapassagem de fases, aquisição de habilidades e superação de etapas. A elegibilidade do jogador pode se dar também por tempos de espera pré-definidos que, muitas vezes, podem ser superados pelo pagamento de valores em moedas reais ou caso o jogador assista determinado vídeo publicitário. A imagem abaixo é bem representativa desta dinâmica[3]:
- Procedimento de seleção da recompensa: há um algoritmo ou algum processo randômico de seleção que determina o resultado obtido pelo jogador.
O esperado e adequado é que tais processos assegurem chances igualitárias para todos os jogadores na mesma condição de elegibilidade e que tais mecanismos sejam devidamente auditáveis, de modo assegurar a transparência e explicabilidade algorítmica. Além disto, situações enviesadas devem ser evitadas com a adoção de frameworks apropriados, tais como aquele da norma ISO/IEC 24.027/2021.
Neste contexto, distribuidores de jogos como e passaram a exigir que os aplicativos de jogos sejam capazes de assegurar a transparência para os jogadores em relação aos critérios de elegibilidade à loot box, chances reais e perfis de prêmios[4].
- Prêmio: O jogador recebe o prêmio que pode variar conforme a experiência.
Pode ser um conteúdo de mera customização (itens a serem utilizados como skins e novas características para os avatares) ou itens que afetam a jogabilidade em si (ferramentas, armas, níveis, mapas, moedas do próprio jogo etc.). No caso de conteúdo, este não afeta a competitividade do jogador, mas apenas altera sua experiência estética.
Os demais, porém, afetam diretamente a competitividade. Neste último caso, nas oportunidades em que o jogador pode pagar pelos itens, fica caracterizada a prática de Play-to-win.
A partir destes três elementos, as Loot Boxes podem ser classificadas conforme a tabela a seguir[5]:
Condição de Elegibilidade | |
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Jogabilidade Tempo de espera |
Pagamento de moedas correntes Audiência em publicidade |
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Baixo Curto período de tempo jogado ou baixo custo em moedas correntes |
Alto Longo período jogado, alto número de repetições (grinding) ou alto custo em moedas correntes |
PROCEDIMENTO DE SELEÇÃO DE RECOMPENSA | |
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As probabilidades de obtenção dos diferentes itens são conhecidas pelos jogadores. |
As probabilidades de obtenção dos diferentes itens não são conhecidas pelos jogadores. |
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Itens diferentes têm chances similares ou iguais de aparecer para os usuários. |
Alguns itens podem ser considerados raros (chances de 2% de aparecerem por exemplo) e outros são considerados comuns (chances de 50% de aparecerem por exemplo). |
PRÊMIO | |
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Puramente cosméticos ou de customização. |
Afetam diretamente a jogabilidade e a competitividade do jogo. |
Play-to-earn. Outra prática de destaque é a prática de Play to Earn (P2E) em que, além do entretenimento, as pessoas ganham recompensas conforme os jogos se desenvolvem. Podem ser itens para o próprio jogo (como as loot boxes) – prática conhecida como play-to-own (P2O), criptoativos, valores financeiros, ou mesmo experiências a serem utilizadas fora dos jogos.
Outros sistemas de compras. Diferentemente das Loot Boxes em que há um elemento de chance ou sorte presente, como visto, os jogos podem apresentar outros sistemas de compras sem sorte.
Podem ser:
- Compra direta de itens: Os jogadores podem comprar diretamente por itens que customizam sua experiência ou afetam a jogabilidade.
- Ad-viewing: Os jogadores podem assistir publicidades para liberar novos itens do game. Esta prática é muito comum em situações em que os jogadores nunca gastaram qualquer valor no jogo, de modo que a rentabilidade do game se dá pela monetização do próprio anúncio. A loja Google Play, por exemplo, estabelece suas diretrizes neste sentido e opções para os desenvolvedores[6].
- Add-ons e extensões: Os jogos podem ser distribuídos em várias versões e preços. Em alguns casos, para ter conteúdos adicionais, os jogadores precisam pagar pelas extensões.
- Game passes: Similar às extensões, alguns jogos permitem a aquisição de entradas ou tickets específicos de acesso para alguns eventos especiais (uma corrida específica, um evento no metaverso etc.).
Na sequência, a série passa a tratar das práticas de gambling lícitas ou não e a regulação atual.
[1] Disponível em: https://www.europarl.europa.eu/thinktank/en/document/IPOL_STU(2020)652727
[2] Disponível em: https://www.gamingcommission.be/sites/default/files/2021-08/onderzoeksrapport-loot-boxen-Engels-publicatie.pdf
[3] Baseada no conteúdo disponível em: https://www.europarl.europa.eu/thinktank/en/document/IPOL_STU(2020)652727
[4] Disponíveis em: https://developer.apple.com/app-store/review/guidelines/#in-app-purchase ; https://play.google.com/intl/en-gb/about/monetization-ads/.
[5] Baseada no conteúdo disponível em: https://www.europarl.europa.eu/thinktank/en/document/IPOL_STU(2020)652727
[6] Disponível em: https://support.google.com/googleplay/android-developer/topic/9857752